Projeto Clareana Cachoeira Paulista

Posted by   on

Projeto Clareana


História do Projeto Clareana:


O Projeto Clareana teve inicio em 2004,  dona Yayá (Maria Auxiliadora Ribeiro) vendo a necessidade das crianças na rua, material sim porem muito mais espiritual, no quintal de sua casa começara este projeto com vinte crianças e depois viu crescer o sonho, e mais crianças apareceram juntamente com voluntários.
- ...Vendo estas crianças sem ter nada para fazer, olha pro lado e se vê essas crianças praticamente sem esperança, ai eu pensei, não adianta a gente passar nessa Terra sem fazer nada, a gente tem que fazer alguma coisa... ai eu pensei, EU,  TENHO QUE FAZER ALGUMA COISA... (dona Yayá)
Dona Yayá juntamente com um grupo de pessoas, como a senhora Maria Helena Ribeiro da Cruz(in memorian), Helena Ribeiro Florentino, Maria Roseli de Jesus  e Maria Aparecida Paulino,   começaram com uma novena de Natal onde arrecadaram brinquedos e dividiam entre as crianças.

Com valores como respeito, caráter, integridade, educação ambiental, visão e projeção de futuro, são por demais esquecidos e desvalorizados, por essa nova geração, o projeto empenhou-se em ser uma ferramenta para se trabalhar com estes valores, às crianças atendidas, através de um direcionamento espiritual, orações do terço, atividades de grupo.
- ...Eu vejo que a pobreza maior hoje não é a material e sim a espiritual, pois a criança que tem Deus no coração, não mata, não rouba, ... ela não faz mal para ninguém...(dona Yayá)

Em meados de 2005 o projeto migrou para o salão paroquial  Bom Jesus sendo a partir dai participantes do grupo Santa Edwiges, conferencia esta vinculada a Sociedade São Vicente de Paula, neste ano foram atendidas 200 pessoas.

Em 2006, pela falta de espaço físico não se pode dar andamento com o projeto, porem em 2007 conseguiram realizar um jantar para 300 pessoas na escola Paulo
Virgínio, e em 2008, realizaram uma tarde de oração com palestras, onde a coordenadora da pastoral familiar, explanou sobre o tema: A responsabilidade dos pais com os filhos, neste ano 350 pessoas foram participantes do evento e foram distribuídas 150 sacolas com brinquedos, material escolar e de higiene. tudo com a colaboração da comunidade.

Em 2009 um público de 600 pessoas entre participantes e voluntários abrilhantaram o evento de confraternização anual do Projeto Clareana, com a distribuição de 240 sacolas para as crianças.  Foi realizada uma tarde de oração com palestras sobre o meio ambiente e família.

O projeto não tem distinção de classe social, raça ou credo, todos são convidados a participar em critério de igualdade.

Missão e Objetivo do Projeto Clareana:


O objetivo principal do projeto é formar bons cidadãos, oferecer a comunidade soluções que contribuam para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, visando integração com a sociedade e a pratica do exercício da cidadania.

Ser reconhecido perante o bairro, como uma organização transparente e que melhor contribui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Atividades do Projeto Clareana



  • Realização de oficinas Pedagógicas

  • Reforço escolar

  • Orientação de Conduta

  • Oficinas de Dança

  • Cantinho da leitura

  • Momento em família

  • Oficinas de Artesanato

  • Oficinas de Teatro

  • Oficinas de Músicas

  • Confraternização Anual com entregas de sacolas contento brinquedos, materiais escolares, roupas, calçados e produtos de higiene pessoal entre outros, para as crianças que participam do projeto e que são conseguidos através da ajuda de madrinhas do projeto que todo ano são voluntariadas fornecem as sacolas.

Madrinhas são convidadas e contribuem durante o ano montando as sacolinhas

Para o Futuro


Atualmente o Projeto Clareana conta com um grupo de diretoria que está a frente organizando, e dando suporte a estrutura do projeto que hoje funciona em uma sala emprestada pela Prefeitura Municipal e conta também com a ajuda da comunidade.

  • MARIA AUXILIADORA DE OLIVEIRA

  • MONICA MARCELE DE OLIVEIRA

  • SONIA APARECIDA FERREIRA LIMA

  • EDNA BARROS

  • BENEDITO REIS

  • ANDREIA DUARTE REIS

  • MARIA ROSELI DE JESUS

  • ADRIANA FERREIRA

  • SILVANA BULCHOZ

  • TALITA OLIVEIRA

  • DENISE

FUTURO

Com o desejo de que o projeto futuramente se formalize, antes precisam de um tesoureiro, segundo a Diretora Sonia Aparecida, e salienta ainda que seria muito importante conseguir um local definitivo para o Projeto Clareana, pois hoje o maior problema mesmo é o local.

Sonia Aparecida ainda agradeceu a ajuda dos voluntários e colaboradores e convida a todos que pensam  no mesmo sentido a ajudarem.

É sabido que necessidades existem e tem-se o intuito de aumentar as oportunidades e variedades de atividades, para isso seria preciso o apoio de mais profissionais, e pessoas para participar do projeto, por isso as Diretoras dona Yayá e Sonia, convidam a quem se identificar com este projeto que venham ajudar, seja com a ajuda pessoal/profissional como também ajuda em materiais, mesas, cadeiras, materiais de artesanatos, de escritórios, e tudo que se possa acrescentar para o crescimento do projeto.
"Queremos fazer este projeto crescer mais ainda, temos sonhos a construir... (Sonia diretora do projeto)"

Este ano de 2015 as inscrições para o projeto começam em março e as atividades já em abril.
Se você identificou-se com o Projeto Clareana, e tem condições de ajudar seja como um profissional, ou um doador de serviços, ou de materiais, ou participação na melhoria do projeto, entre em contato com a dona Yayá ou a Sonia pelo email do projeto "projetoclareana@gmail.com".

facebook:

https://pt-br.facebook.com/ProjetoClareana

Email:

projetoclareana@gmail.com

youtube:


  
PROJETO CLAREANA

A VIOLÊNCIA NÃO ESCOLHE CLASSE SOCIAL

Nenhum comentário:
Escreva um comentários

Deixe seu comentário, será muito bem vindo!

Faça você também parte do Ponto e anuncie conosco - Ponto Sistema de Marketing
Receba nossas Novidades