Que poder tem o livro diante das armas! por Regina Rousseau

Posted by   on

Que poder tem o livro diante das armas!

Assisti ao sábio discurso de Malala Yousafzai, que encarou a morte de perto de maneira tão estúpida pelo poder das armas, apenas por um único motivo:pegar seus livros, caneta e ir para uma escola estudar.

Em quase todo planeta, é algo comum e rotineiro para as meninas da sua idade.  Porém, no seu país de origem é um crime que afronta toda uma tradição de exploração das mulheres.

Por mais fanático que um terrorista possa ser, até na insensatez de se transformar em um homem bomba, ele sempre saberá do"perigo" que se esconde por trás dos livros, que o desperta do mundo fechado onde ele vive. Não sabe, por viver em um mundo escuro, sem conhecimento de sua realidade. Onde a sua ignorância também é explorada por quem apenas deseja o poder!

O conhecimento é um constante trabalho de transformação humana, que somente a educação pode proporcionar dentro da sociedade como um todo. Onde não existirá lugares para exploradores, ditadores e extremistas de qualquer tipo.
Um livro tem mais poder do que uma bala certeira que possa matar e calar a boca de quem se habilita e tem a coragem de enfrentar toda uma vida de exploração, na busca por sua liberdade e autonomia.

Sempre que se mudou algo na história da humanidade, foi através das palavras corajosas que ecoarão através dos tempos entre as pessoas.

O maior legado desta menina foi sua coragem em lutar pela liberdade.
Assim como toda ditadura, o talibã fracassou de verdade, não pelo tiro que não teve o poder de mata-la.
Mas pela sua coragem e determinação ainda mais forte de continuar a usar livros e conhecimentos, como "armas"lançadas aos inimigos ignorantes do nosso tempo!

Quem dera, alguém lute pelas nossas crianças que também enfrentam a maior corrupção que um governo já teve,  que as impede de vencer da mesma forma, não dando prioridade à Educação.

"Eles pensaram que a bala iria me silenciar... mas fracassaram.
Eu quero educação para os filhos e filhas dos talibãs e de todos os terroristas e extremistas. Eu não odeio nem mesmo o talibã que atirou em mim.
Mesmo que houvesse uma arma na minha mão e ele ficasse na minha frente, eu não atiraria nele.
Deixem-nos pegar nossos livros e canetas.
Eles são nossa arma mais poderosa.
Educação é a única solução".
( Malala Yousafzai )



Regina Rousseau






Nenhum comentário:
Escreva um comentários

Deixe seu comentário, será muito bem vindo!

Faça você também parte do Ponto e anuncie conosco - Ponto Sistema de Marketing
Receba nossas Novidades