Obesidade por Mariana Prado Barbosa Nutricionista

Posted by   on

Obesidade


Mariana Prado Barbosa Nutricionista

As tendências de transição nutricional ocorridas neste século direcionam para uma dieta mais ocidentalizada a qual, aliada a diminuição progressiva da atividade física, converge para o aumento do número de casos de obesidade para todo o mundo.


Obesidade é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, em extensão tal que acarreta prejuízos a saúde do indivíduo. A etiologia da obesidade é complexa e multi fatorial, resultando da interação ambiental, estilo de vida, fatores emocionais, e alterações da regulação entre a ingestão, gasto energético e estoque corporal.

O número de casos da obesidade vem aumentando significativamente, sem diferenças raciais ou sociais. A obesidade é considerada uma epidemia mundial.

A tendência no aumento da obesidade parece ocorrer paralelamente a redução da prática de atividade física, e consequentemente o aumento do sedentarismo. O hábito da prática de atividade física é influenciado na criança pelos pais, e quando desenvolvidos nesta fase tendem a se manter do mesmo modo até a fase adulta. Uma redução natural do gasto energético é observada com a modernização, ocasionando estilo de vida mais sedentário com transporte motorizado, equipamentos mecanizados que diminuem o esforço físico de homens e mulheres, tanto no trabalho, quanto em casa.

A redução do tempo de dormir resulta em alterações metabólicas e endócrinas, tendo como consequência o aumento do apetite. Estudo realizado em diferentes regiões geográficas tem examinado a associação entre sono e obesidade, tanto em adultos, quanto em crianças, encontrando uma significativa associação entre o sono curto (6h) por noite e aumento de risco para a obesidade. Os mecanismos relacionados com horas de sono e obesidade, ainda não estão totalmente esclarecidos, mas os pesquisadores apontam que os distúrbios causados pela diminuição dos horários de sono, influenciam no apetite, saciedade e conseqüentemente, a ingestão alimentar, favorecendo o aumento da obesidade. Dormir é um processo restaurativo do cérebro, importante para a saúde física e mental, a diminuição da duração do sono é bastante comum na sociedade e levanta preocupações sobre impactos negativo dos distúrbios do sono na saúde em geral.

A obesidade leva o indivíduo a adquirir problemas sérios a saúde, tais como hipertensão arterial, dificuldade em respirar, fadiga, colesterol ou triglicerídeos altos, apneia do sono (parada da respiração), diabetes e etc.

Para um bom resultado no tratamento da obesidade, é preciso o acompanhamento de uma equipe multi profissional. As principais dicas nutricionais são diminuir o valor calórico da alimentação diária, tendo como principal fator gorduras e doces, diminuir as gorduras nas preparações dos alimentos, (aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, diminui as calorias absorvidas, saciam mais rápido, estimula a mastigação, auxilia na diminuição do colesterol e melhora a função intestinal),  comer devagar e mastigar bem os alimentos, procure evitar de realizar qualquer refeição na frente da televisão, pois assim se perde a noção de quanto já comeu, coma sentindo o gosto do alimento e pensando no que está comendo, não é aconselhável ficar muitas horas sem se alimentar e não deve  pular refeições. Outra dica muito importante é praticar atividade física diariamente.

As melhorias aparecem rápido, com força de vontade, dedicação e responsabilidade, é possível atingir o objetivo de emagrecer com saúde. Uma boa qualidade de vida só é garantida se for possível conciliar mente, corpo e alma em ótimas condições.


Mariana Prado Barbosa


Nutricionista Clínica – CRN 24 624

Formada no ano de 2007, pela Universidade de Taubaté – UNITAU

Cursando Pós Graduação em Fitoterapia, Suplementação e Alimentos Funcionais na Prática Clínica.


Nenhum comentário:
Escreva um comentários

Deixe seu comentário, será muito bem vindo!

Faça você também parte do Ponto e anuncie conosco - Ponto Sistema de Marketing
Receba nossas Novidades