Maconha e Humor por Paulo Moreira Miguel Psicólogo

Posted by   on

Maconha e Humor


O efeito geral do uso de maconha (cannabis) sobre o humor e as relações específicas com o transtorno afetivos (transtorno bipolar e depressão).

O efeito euforizante da maconha (cannabis) provavelmente é o fator mais importante relacionado com sua ampla difusão e uso, sendo que os usuários relatam frequentemente que essa sensação de euforia, relaxamento e despreocupação (“o barato”) é a razão do uso da substância. Pequenas doses usadas em grupo induzem a um comportamento loquaz, risonho e alegre, muito semelhante àquele observado quando o álcool é utilizado “socialmente”, mas com o uso continuado pode ocorrer tolerância a esse efeito, contribuindo para que alguns usuários passam a utilizar doses cada vez maiores com mais frequência, desenvolvendo quadros de abuso e dependência.


Os usuários iniciantes relatam reações disfóricas (mal-estar) durante a intoxicação aguda, as quais podem incluir ansiedade importante (incluindo ataques de pânico), sensações corporais desagradáveis, idéias paranóides, podendo ocorrer alternância entre sensações de euforia e disforia no mesmo indivíduo. Muitas desses efeitos estão relacionados com características da substancia, como dose e modo de administração, de contexto em que é usada e do próprio usuário.

As alterações psicológicas e comportamentais podem ser mantidas além da duração dos efeitos da intoxicação aguda, incluindo sintomas afetivos como humor expansivo/eufórico e aumento da auto-estima/grandiosidade, além de sintomas psicóticos, como delírios e alucinações, despersonalização e desrealização, que geralmente se resolvem em poucos dias.

A parada do uso crônico e intenso pode levar ao aparecimento de sintomas como afeto disfórico (ansiedade, irritabilidade, tristeza), variações bruscas de humor, junto com outros sintomas psicológicos, comportamentais e somáticos.
por Paulo Moreira Miguel Psicólogo

Nenhum comentário:
Escreva um comentários

Deixe seu comentário, será muito bem vindo!

Faça você também parte do Ponto e anuncie conosco - Ponto Sistema de Marketing
Receba nossas Novidades