Chá Verde - por Mariana Prado Barbosa. Nutricionista CRN 24 624

Posted by   on


Chá Verde

            Os chás são bebidas amplamente utilizadas, sendo os mais consumidos no mundo, depois da água.
 O chá verde é proveniente das folhas da Camellia Sinensis, que é um arbusto ou uma árvore de pequeno porte, de origem Asiática, proveniente da família Theaceae. Esta planta tem sido muito usada em produtos fitoterápicos, e é um produto muito conhecido na China e no Japão. Tem como característica prevenir e tratar algumas doenças. Vem sendo bastante utilizado por pessoas obesas, com sobrepeso ou magras, com a finalidade de emagrecer ou manter o peso corporal. 
 Suas folhas tem funções medicinais, possuindo algumas propriedades de ação antioxidante, anti-inflamatórias, entre outros, e também ajudam a ativar o sistema imunológico. O chá verde é rico em vários minerais essenciais a saúde podendo ser consumido antes ou após as refeições. É um bom colaborador na digestão, tem propriedades termogênicas, que são aquelas que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura interna corporal e juntamente com uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e açúcares e uma prática de exercícios físicos regulares, auxilia no emagrecimento, controle do peso corporal, ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim e bloqueia o acumulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
 O chá verde deve ser preparado em infusão, ou seja, coloque uma xícara de água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar apague o fogo e acrescente 2 colheres de chá da erva e abafe por 2 ou 3 minutos, não devendo ser reaquecido, podendo ser consumido de 3 à 4 xícaras por dia, e seu uso deve ser feito até o final da tarde, pois existe em sua composição uma substância que pode causar insônia. A melhor maneira de consumi-lo é sem açúcar ou adoçante. Deve-se ficar atento com os excessos, pois pode causar irritabilidade, dor no estômago e etc. Devendo ser indicado e acompanhado seu uso por um profissional capacitado.
 Observa-se que o chá verde é um caminho em busca da qualidade de vida, mas é preciso ficar atento, pois existem casos, que devem ser evitado seu consumo, tais como pessoas agitadas, hipertensas, anêmicas e etc.

Mariana Prado Barbosa.
Nutricionista CRN 24 624.

Nenhum comentário:
Escreva um comentários

Deixe seu comentário, será muito bem vindo!

Faça você também parte do Ponto e anuncie conosco - Ponto Sistema de Marketing
Receba nossas Novidades