Alimentos Funcionais POR MARIANA PRADO

Posted by   on

DICAS DE NUTRIÇÃO COM 
Mariana Prado Barbosa
Nutricionista Clínica – CRN 24 624
Inúmeros fatores afetam a qualidade da vida moderna, de forma que a população deve conscientizar-se da importância de alimentos benéficos a sua saúde, trazendo com isso uma melhora do estado nutricional.
            Os alimentos funcionais, são aqueles que apresentam efeitos fisiológicos benéficos a saúde do homem, tanto para prevenir, como para tratar doenças.  Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova concepção de alimentos, lançado pelo Japão na década de 80. Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos, quanto à fonte de origem vegetal ou animal, ou quanto aos benefícios que oferecem, atuando em seis áreas do organismo, como, por exemplo, no sistema gastrointestinal, no sistema cardiovascular, entre outros.                                                                                     
Os ingredientes funcionais são grupos de compostos que apresentam benefícios à saúde, tais como as alicinas presentes no alho, os carotenóides e flavonóides encontrados em frutas e vegetais, os ácidos graxos polinsaturados presentes em óleos vegetais, óleos de peixe, semente de linhaça, nozes e etc. Existem alguns fatores que tem contribuído para o desenvolvimento destes alimentos, sendo um deles o aumento da consciência dos consumidores, que desejando melhorar a qualidade de suas vidas, optam por hábitos mais saudáveis.         

Os alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas, além das nutricionais básicas, sendo apresentado na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções corporais de forma a auxiliar na proteção e prevenção de algumas doenças, como hipertensão, diabetes, osteoporose e etc. Eles se caracterizam por oferecer vários benefícios a saúde, além do valor nutritivo inerente a sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do riscos de doenças crônico degenerativas.

Com relação à interferência dos alimentos funcionais com a flora intestinal, podem ser divididos em três grupos, prebióticos, que são carboidratos não digeríveis, também chamados de fibras dietéticas, que estimulam seletivamente a atividade de populações de bactérias desejáveis ao intestino, probióticos, que são alimentos ou suplementos alimentares que contenham microorganismos vivos importantes na manutenção da flora intestinal e simbióticos, que são produtos que combinam prebióticos e probióticos, o consumo deste produto, aumentam a eficiência de cada um deles, sendo bastante interessante seu consumo, mas é importante fixar, que o consumo dessas substancia deve estar relacionado com uma alimentação saudável.
            
Vários alimentos funcionais são consumidos nas diversas dietas dos povos da região do Mediterrâneo, compreendendo a Espanha, Grécia, França, entre outros.           

No Oriente, diversos alimentos, como os chás verde e preto, soja, peixes, frutos do mar e etc. Constituem importantes alimentos funcionais que ajudam a prevenir ou mesmo servem como tratamento paliativo para doenças.        

Os alimentos funcionais, apresentam algumas características, tais como devem ser alimentos convencionais e serem consumidos na dieta usual, devem ser compostos por componentes naturais, algumas vezes em elevada
concentração ou presentes em alimentos que normalmente não os supririam, devem ter efeitos positivos, além do valor básico nutritivo, que pode aumentar o bem-estar e a saúde ou reduzir os riscos de doenças, promovendo benefícios a saúde, além de aumentar a qualidade de vida, incluindo desempenhos físico, psicológico e comportamental, e entre outros.         

Alguns alimentos funcionais importantes necessitam ser consumidos diariamente, como as frutas, hortaliças, legumes e grãos, que de modo geral propiciam ao organismo um elevado aporte de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras essenciais para um bom funcionamento do organismo e a manutenção da saúde, e etc.      

As informações são sempre válidas, mas o acompanhamento com um profissional é muito importante e essencial, para que a distribuição dos nutrientes sejam feitas corretamente.

Nenhum comentário:
Escreva um comentários

Deixe seu comentário, será muito bem vindo!

Faça você também parte do Ponto e anuncie conosco - Ponto Sistema de Marketing
Receba nossas Novidades